terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dia da Paz e Compreensão Mundial - Dia Mundial de Rotary

O dia 23 de fevereiro, aniversário da 1ª reunião do 1º Rotary Club (1905), é comemorado como o DIA DA PAZ E COMPREENSÃO MUNDIAL. Celebramos, juntos, com milhares de solidários companheiros e voluntários amigos, na Semana de 22 a 28 de fevereiro, mostrando o que Rotary quer, é e faz.

Vamos revelar os trabalhos de Rotary em prol da compreensão, amizade e boa vontade essenciais à PAZ.

Há um século e 5 anos, voluntários se organizaram e se expandiram. Hoje, presentes em 211 países, aproximando mais de 1.200.000 líderes de diversos costumes, idiomas, culturas, etnias, crenças e tendências políticas, congregados e influenciando em cerca de 34 mil clubes atuantes nas principais cidades do mundo, buscando a Compreensão e a Paz. Rotary tem assento na ONU, dá apoio à Organização Mundial de Saúde e a outros organismos internacionais. A Humanidade é a Missão de Rotary. A PAZ é prioridade; programas educacionais, com Bolsas de Estudos e pela Paz, intercâmbios de Grupos de Estudos e de Amizade, Universidades da Paz em parceria com universidades ao redor do mundo, e corajosos programas humanitários, como o da luta para acabar com a poliomielite no mundo e a preservação do Planeta Terra, dos recursos hídricos (Água é Vida), entre outras ações locais, regionais e mundiais.

É preciso que mais conheçam o que Rotary tem feito e é capaz de fazer para que se associem ao nosso esforço, aumentando parcerias e a corrente de prestação de serviços, para levar solidariedade e esperança, alimentados pelo espírito de Rotary. Aqui e no mundo necessitamos mais compreensão, boa vontade, tolerância e amizade, para que prospere e se alcance a Paz. Venham conosco!

Luiz Oscar Valadão Spitz
Governador do Distrito 4750
de Rotary International 2009-10

Waldenir de Bragança
Governador de RI 2001-02
Coordenador das Celebrações

Um comentário: